Círio de Nazaré reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém/Pará

ASSISTA A PROCISSÃO DO CIRIO DE  NAZARÉ DIRETO NA NET


O Círio de Nazaré , em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todas os cultos e procissões. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no 2°domingo de outubro. Outras regiões devido a migração de paraenses acabaram criando a procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de Fé. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã. O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.
Alguns estudiosos estão considerando o Círio de Nazaré em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois milhões de pessoas em uma só manhã.

Confeccionado em cetim italiano branco, o novo manto tem dez ametistas, um quilo de miçangas coloridas e mais 40 metros de strass, que formam uma Bíblia e uma espada. Mizar Klautau Bonna desenhou o manto e a estilista Mariazinha Hudentemark passou quatro meses bordando a peça.

 Vista aérea da procissão do Cirio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, que acontece há mais de 200 anos e é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro, reunindo milhares de fiéis e pagadores de promessas, nas ruas de Belém, no (Foto: TARSO SARRAF/AE/AE)

3 comentários:

LE CHEMIN DES GRANDS JARDINS disse...

Ces ma

LE CHEMIN DES GRANDS JARDINS disse...

Ces manifestations de foule sont impressionnantes m^me pour un athée,comme moi.

Roger

Anônimo disse...

My brother recommended I might like this web site.

He was entirely right. This post actually made my day.

You can not imagine just how much time I had spent for this information!

Thanks!

my page; www.linkwin.De