DIA 9 DE AGOSTO- DIA INTERNACIONAL DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS


O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data invocativo dos vários povos indígenas, e comemora-se durante a  década internacional dos povos indígenas. Foi instituído pela  Assembléia Geral das Nações Unidas através da resolução 49/214 de 23 de Dezembro de 1994.

8 comentários:

genetticca disse...

Gostei dessa tinta, as cores e composiçaô.

os povos indigenas tem culturas muito interesantes.

Um beijo.

Malu disse...

Hoje estou passando apenas para lhe fazer um convite.
Estou falando do www.superlinks.blog.br que é um site agregador que vale a pena visitar, pois é mais um espaço no qual você poderá publicar seus links de matérias, pois é um site sério e com critérios bem positivos.
Espero que goste da dica.
Um grande abraço

Anônimo disse...

"No governo do Fernando Henrique o Brasil era conhecido como uma selva, cheio de índios. Hoje, logo após um governo sem auto-graduação, o Brasil é reverenciado pela descoberta do pré-sal e nossas riquezas."
Merari Tavares

genetticca disse...

http://visceral-genetticca.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oi Rosana, adorei conhecer seus trabalhos artísticos, o blog tambem muito bonito, parabéns pela criatividade e dedicação, voltarei mais vezes.

Um grande abraço da amiga
Regina/BSB

Batista disse...

Olá Rosana!

Desculpe chegar assim sem avisar. Mas estou aqui, seguindo e admirando seus pot´s... Gostei. Parabéns!

Abraço.

Victor Ângelo disse...

Bela homenagem ao indio Brasileiro da artista plastica Rosana mais que qualquer outra pessoa mostra que os nativos brasileiros não são todos iguais. Ao contrário, existe uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida. O que não muda é o respeito pela natureza que todos eles têm. Afinal é dela que eles dependem para viver: onde caçam, pescam, coletam frutos e raízes.
Atualmente, há cerca de 300 mil índios no Brasil. Eles possuem uma cultura bastante diferente da nossa, e também não são iguais entre si. caiapó, cadiuéu, suruí, xavante, ticunas, ianomâmi, são algumas das 210 nações indígenas brasileiras.
Os nativos brasileiros vivem em 565 áreas espalhadas por todos os Estados, com exceção do Piauí e do Rio Grande do Norte. A maior parte das terras e da população está na Amazônia.
A maioria das nações indígenas brasileiras mantém contato com os homens brancos. Mas existem exceções. Há 53 grupos isolados, que vivem quase como nos tempos pré-históricos. É o caso dos ianomâmis, que chamam a si próprios de Yanomâme thépé, que significa seres humanos.
Para os índios, a terra tem um significado especial. Ela não pertence a uma só pessoa, mas a todos da tribo.
Desde 1988, a Constituição garante o direito dos índios às terras de seus antepassados e diversas áreas vêm sendo demarcadas. Demarcar significa colocar limites para que não haja dúvidas de que aquela terra já tem dono.
A natureza está sempre presente na vida dos índios. As aldeias, cercadas pelas florestas, mostram como é possível o equilíbrio entre o homem e a mata. Nelas, a caça e a pesca são recursos de sobrevivência.
Mesmo com a fartura da floresta, há muito trabalho a ser feito, sempre em grupo. As mulheres cuidam das roças, tecem e cozinham; os homens levantam ocas, derrubam árvores, caçam e fabricam armas e canoas. Onde há aldeia, sempre existe um riacho por perto. Os índios adoram banhar-se, brincar na água e, claro, os peixes que capturam com arco e flecha.
Em 1910, o governo criou o Serviço de Proteção aos Índios, para controlar as tribos, sob a chefia do marechal Cândido Rondom. Ele pacificou índios sem violência, garantiu a posse das terras. Em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para a demarcação e a prestação de assistência médica e educacional.
Beijo
Belo trabalho

Claudiana (25/11/2010) disse...

Como vai, tudo bem?
Hoje eu vim aqui pedir uma grande gentileza. Estou participando de um concurso no blog da Edayne e preciso do seu voto. Meu trabalho é o número 7. A votação vai ate 28 agosto. Se puder me ajudar agradeço desde já. Muito obrigada. Bjs
http://edaynepontocruz.blogspot.com